segunda-feira, 9 de julho de 2012

Camuflagem de guerra

dOCUMENTA (13):

   Durante o regime do Taliban, todo tipo de arte que mostrasse figuras humanas ou de animais era proibida e fadada à destruição. O artista Mohammad Yousef Asefi foi fundamental para salvar mais de 80 pinturas figurativas da Galeria Nacional de Kabul e 42 dos Escritórios Ministeriais por volta do ano 2000. Mohammad fingia restaurar as obras enquanto pintava, com aquarela, sobre as telas a óleo, escondendo as figuras proibidas. Precisou desenvolver uma técnica especial para isso. Depois que o regime radical foi eliminado, foi possível recuperar as pinturas originais simplesmente lavando-as com água. Eis uma de suas pinturas de paisagem.


3 comentários:

  1. SENSACIONAL!
    A pintura dele, apesar de terem de retirar, é muito bonita. Já retiraram a tinta aquerela desta tela?

    ResponderExcluir
  2. Na realidade, Marcelo, essa tela parece ser apenas um exemplo do tipo e qualidade de pintura de paisagem do artista e está em exibição como homenagem. Não parece que seja uma das pinturas-camuflagem, que, acredito, foram todas devidamente lavadas.

    ResponderExcluir
  3. Entendi... Bem, mesmo que seja um exemplo do tipo da pintura-camuflagem do Mohammad, elas não devem ser em aparência muito distantes. A pintura de paisagem devem ser bonitas (na minha opinião).
    E outra, a idéia do cara de pintar em cima paisagem... muito boa.
    Espero um dia visitar os lugares, igrejas entre outros, que você dizia nas aulas.

    ResponderExcluir